14 dez

Windows XP não inicia? Às vezes é só reparar a inicialização!

Muitos usuários levam computadores para nós onde o Windows XP simplesmente não inicia. São diversos os sintomas:

  • Aparece a tela de inicialização do Windows, com sua barra de carregamento, só que a mesma trava ou simplesmente fica passando de um lado para o outro, sem entrar no Windows;
  • Aparece a tela de inicialização do Windows, mas o computador simplesmente reinicia e recomeça todo o processo;
  • Aparece a tela de inicialização do Windows, seguida de uma tela azul com letras brancas, de difícil interpretação.

Nesses casos, na grande maioria das vezes, há somente a necessidade de reparar o setor de inicialização que fica no disco rígido, usando o console de recuperação do Windows. O processo pode demorar um pouco, mas é relativamente simples de ser executado. Você irá precisar do CD de instalação do Windows XP do seu sistema. Além disso, seu computador tem que estar configurado para inicializar pelo CD. Após isso, siga abaixo o passo-a-passo:

  1. Logo que o computador iniciar, aparecerá a frase “Pressione qualquer tecla para iniciar do CD”. Faça isso;
  2. O CD de instalação do Windows XP começará a carregar arquivos na memória. Logo que ele terminar, aparecerá uma tela com diversas opções. Aperte a letra “R” para iniciar o console de recuperação;
  3. O console de recuperação será carregado. É possível que ele peça a senha de administrador. Se estiver em branco, simplesmente aperte a tecla <ENTER>.

Você deverá então estar em uma tela preta, com letras brancas, onde estará escrito “C:Windows”. C: é a unidade de disco onde está instalado o Windows, então essa letra pode variar, dependendo do sistema.

Você deverá então digitar os seguintes comandos, seguidos da tecla <ENTER>;

  • “chkdsk /r” (sem aspas) – Esse comando faz uma checagem no disco rígido do computador, à procura de possíveis setores com defeitos ou erros. O processo pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do disco e da quantidade de informações gravadas;
  • Após o término da checagem de disco, digite o comando “fixboot” (sem aspas), para gravar um novo setor de inicialização do sistema no disco. Ele irá perguntar se você tem certeza do que está fazendo, no que é necessário que você tecle “Y” (de yes, sim) e <ENTER> para confirmar o comando;
  • Após o comando fixboot, digite o comando “fixmbr” (sem aspas), para gravar um novo MBR (Master Boot Record – algo como Setor de Inicialização Mestre) no disco. Assim como o fixboot, é necessário teclar “Y” e <ENTER> para confirmar a operação.

Após o término, digite EXIT <ENTER>. O sistema reiniciará. Como o CD do Windows XP ainda está no leitor, aparecerá novamente a mensagem “Pressione qualquer tecla…”. Simplesmente ignore, e aguarde para saber se o processo funcionou ou não, o que você terá certeza quando entrar no Windows :)

Se não funcionou, então há diversos outros erros que podem estar acontecendo em seu computador, desde memória, disco rígido ou processador com defeito até algum mal-contato, o que não é incomum. Há até a possibilidade de ter que formatar o computador e reinstalar o Windows, escapando assim de ter que trocar componentes de hardware.

O duro é existir pseudo-técnicos que, ao invés de fazer esse processo primeiro, simplesmente formatam e reinstalam o sistema. Pior ainda são os comerciantes que enganam o consumidor, consertando o defeito dessa maneira e informando o cliente que o problema é de algum componente, que precisa obrigatoriamente ser trocado. Queria saber como alguém que faz isso consegue dormir tranquilo à noite…

Dúvidas? Poste nos comentários!

4 thoughts on “Windows XP não inicia? Às vezes é só reparar a inicialização!

  1. Prezados JULIO CESAR REIS e RAFAEL FONTANA BACIGA,

    Com muita satisfação, que agradeço o apoio de voçes, solucionando um problema que se arrastava mais de três meses.PROFISSIONAIS QUE DIGNIFICAM UMA CATEGORIA.Como leigo quando se adquire um equipamento necessitamos de profissionais competentes e sérios como voces,coisa que não encontramos,não sei porque, de quem compramos e pagamos caro.NOTA MÁXIMA PARA VOCES e MUITO SUCESSO NA VIDA PROFISSIONAL, NÃO PERCAM O SENTIDO DE SUAS EVOLUÇÕES,POIS A TRAJETÓRIA SERÁ EXTRAORDINÁRIA.
    E nunca deixem de se aperfeiçoar e prestar este serviço à comunidade brasileira.O retorno, podem ter a convicção,está logo ali.
    Um grande abraço
    Canrobert

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>